terça-feira, 22 de abril de 2008

DESCULPE OS HUMANAS POR FALAR DE EDUCAÇÃO COMO OS EXATAS!

Por Suzélio Anibal Leonardo

Depois que o Jornal da Paraíba publicou meu texto, o que esperamos da educação?, no dia 17 de janeiro de 2008, foi só reclamação: -“motor, combustível, educação não é tão fácil assim”; -“como pode, usar uma fórmula para explicar educação!” Então eu pensei, vou me redimir falando de educação, em versos.


Nada fiz de desastroso

Pra você me reclamar

Eu só vi a educação

Que os outros têm pra me dar.


Vou contar um acontecido

Quando na UEPB fui estudar

Ao entrar no CCBS

Um aviso quis consertar.


Estava escrito “Saúde é Educação”

E a coisa não é bem assim

Pois sabemos que “Educação é Saúde”

Que o CCBS não duvide de mim!


Eu falei com convicção

E com exemplos posso provar

Pois fazia poucos meses

Que pedagogo consegui me formar.


Outros dias estudando

Uma rinha aconteceu

Numa discussão sobre avaliação

A explicação do professor me convenceu.


Depois das argumentações

Eu me pus a refletir

Esses caras, bacharéis

Entendem de educação, por isso estão aqui.


Eu guardei a convicção

E comecei a observar

Com a máxima sensibilidade

Quero ver no que vai dar?


Foi apenas um semestre

Que Física estudei

Mais gigante foi a lição

Que destas aulas eu levei.


Vi que educação por si só

Só ensina ao pedagogo

Que criança, adolescente e jovem

Quem ensina é brinquedo, internet e jogo.


Voltei atrás e não contesto

“Saúde é Educação”, vamos lá

Pois manter o banheiro limpo

O médico ensina quando praticar.


Segurança é Educação

E todos vão concordar

O soldado dá muita aula

Quando os velhinhos, ele ajudar.


Do curso de Física desisti

Mas não foi tudo em vão

Pois indiretamente

Aprendi muito sobre educação.


As reclamações inventei

Para um clima criar

Mais a lição foi verdadeira

E pro resto da vida vou levar.


O que disse na primeira estrofe

Recomendo e vou revisar

Temos que ver a educação

Que outros têm pra nos dar


Paulo Freire já dizia

- Educação é liberdade

Mais ele ressaltava

- O oprimido também tem responsabilidade!


Finalizo esses versos

Com grande empolgação

Talvez eu contribua

Pro Brasil ser Educação.


Suzelio Anibal Leonardo - Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário